Projecto
Trindade
Tema Geral: Entendendo a Trindade
Lição Nº 1: O Deus que adoramos (ainda não foi corrigida)
Tema Geral: Entendendo a Trindade
Lição Nº 1: O Deus que adoramos (ainda não foi corrigida)
Eu sei que a Igreja Adventista entende e ensina sobre teologia, mas na
realidade nós (membros vulgares) entendemos pouco acerca deste assunto. E a
imagem Deus é muito limitada comparada com a informação que a bíblia nos
apresenta.
Os escritores da bíblia nunca tentaram provar a existência de Deus, eles apenas
assumem que Deus existe. Muitas vezes na bíblia eles refletem, e falam
as diferentes formas na qual Deus se tem revelado a nós.
Precisamos entender que Deus é incompreensível na sua totalidade por esta
mente finita. Deus é infinito e tem feito o suficiente (dolorosamente) para nos revelar
seu carácter.
É um privilégio estudarmos a revelação de Deus registada nos ambos (velho e
novo) testamentos. Deus não é honrado por pensamentos desleixados e preguiçosos
acerca Dele. Não é pelo facto de ser incompreensível que significa que não O
podemos conhecer. Deus quer que O conheçamos e os escritores da bíblia
consistentemente falam acerca dele como o Único Deus verdadeiro e que há Três
pessoas que são Deus. Surpreendente!
O Espírito Santo é distinto do Pai, o Pai é distinto do Filho, … mesmo na
qualidade de crentes, este é um assunto que se estuda de joelhos dobrados e com
coração humilde.
Reflexão sobre a Trindade pode apenas começar a se compreender na pessoa
que reconhece a enormidade da tarefa de conhecer quem Deus é. Apenas podemos
falar de Deus com segurança quando estivermos de joelhos.
Um dos pioneiros da Igreja falou sobre este assunto da seguinte maneira:
“se fores capaz de compreenderes Deus na totalidade, então compreendes outra
coisa qualquer ao invés de Deus.” Se somos capazes de compreender Deus em
nossos pensamentos, enganamo-nos a nós mesmos.
A doutrina da Trindade não está explicitamente descrita na bíblia – é
verdade. Sabiam que maioria das doutrinas não estão explicitamente descritas também? A bíblia nos foi dada como um
sistema da verdade. E as diferentes
ideias que os escritores da bíblia nos apresentam sobre Deus, o que Ele é e o
que está fazendo é feita de várias narrativas diferentes e tipos de escrita
também diferente.
Muitos livros da bíblia assim como muitos escritores bíblicos falam muitas
vezes sobre Um Deus e Três Pessoas, razão suficiente para que entendamos o
posicionamento da Igreja Cristã ao determinar que Deus é – TriUno. A igreja não
erra em ensinar a Trindade sobre Deus. O cristianismo é a única religião em
massa no mundo que clama este ensinamento sobre Deus – Um Deus, em três Pessoas.
A
doutrina da Trindade é um ensinamento distinto da Igreja cristã e a bíblia é a
nossa única fonte para compreendermos este assunto.
E a doutrina é crucial, … porque estudamos quem Deus é. Estudamos como Deus
realmente é. Estudamos como ele trabalha. Estudamos como é que nos aproximamos
Dele em adoração.
Há três tipos de evidencias que encontramos registadas na bíblia, que nos ensinam a TriUnidade de Deus. E são estas evidencias que havemos de rever.
Há evidencia nas escrituras de que há apenas um deus verdadeiro.
Não teremos tempo de escrever todas as evidencias, mas daremos as
suficientes para entendermos que esta revelação sobre Deus é consistente nas
escrituras.
Há evidencia nas escrituras de que há três pessoas que são um só deus.
Há evidencia nas escrituras de que os três em um trabalham juntos.
Vejamos alguns exemplos das evidencias sobre a TriUnidade de Deus.
categoria 1: há apenas um deus verdadeiro.
Nãos somos politeístas (não cultuamos vários deuses). Nós acreditamos
apenas em Um Deus verdadeiro.
Começamos no velho testamento. Lembram-se de como começa o registo dos Dez
Mandamentos? Deus começa os Dez mandamentos da seguinte maneira: “EU sou
o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da escravidão. Êxodo
20:2” consegue-se verificar o pronome singular “Eu”. E depois
o mandamento. A proibição contra a idolatria quando Deus começa o primeiro
mandamento: “não terás outros deuses diante de “MIM”.” E no
segundo mandamento: “…porque “EU” sou o Senhor, teu Deus
zeloso…”. Mais tarde Deus diz a Moisés noutra ocasião “este é MEU (singular) nome”. Está Deus a falar sobre ele muitas
vezes no singular.
E ainda há o grande Shemá de Deuteronómio 6:4 que é uma declaração no
indicativo afirmativo. Veja como Deus é tão poderoso “Ouve, Israel, o Senhor,
nosso Deus, é único Senhor”. O interessante é que na
linguagem original não tem “é” nesta declaração. Isto é “o Senhor nosso Deus, único Senhor”.
Existem várias evidencias, mas as que acabamos de ver, Deus fala dele
próprio no singular – Eu, Mim, Meu … tudo no singular.
No novo testamento encontramos as seguintes evidencias de que existe apenas
Um Deus verdadeiro:
Tiago 2:19 “Crês, tu, que Deus é Um só? Fazes bem.
Até os demónios crêm e tremem.”
Sabiam que o apóstolo Paulo foi um altamente treinado rabino? E na
qualidade de rabino todos os dias tinha o dever de pronuncias o Shemá de
Deuteronómio 6 – O Senhor, um. Vejamos como ele escreve acerca deste Um Deus
aos Coríntios. “Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer
no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores. Todavia, para
nós há Um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem
existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós
também, por ele.”
Paulo, um rabino do antigo testamento fala fortemente acerca da posição do
antigo testamento de que há apenas um só Deus verdadeiro. Poderíamos usar
muitas outras evidencias tanto no AT como no NT.
categoria 2: há três pessoas que são um só deus.
A Divindade de todos os Três. Primeiro a divindade do Pai. Na verdade,
nunca houve alguma conferência religiosa ou alguma heresia que circulou no seio
dos cristãos dizendo que Deus o Pai não é Deus. Nunca houve algum problema com
o Pai. Ninguém questiona a divindade do Pai. Deus o Pai é verdadeiramente Deus.
Vamos
ver agora a Segunda pessoa da Divindade – Jesus.
Os escritores das escrituras também falam de Jesus sendo Deus. Mesmo Jesus
em sua autoconsciência nos lembra de que ele sabia que Ele era Deus.
1.
REINO/ANJOS DE DEUS – SEU REINO
Lembrem-se, ele fala as
vezes dos anjos de Deus, e, noutras vezes ele fala dos anjos como Seus anjos
(Mateus 13). Ele fala do reino de Deus como Seu reino. As vezes ele fala do
reino como reino de Deus e noutras vezes “Meu reino”.
2.
PERDÃO DOS PECADOS
Os crentes judeus
daquela altura sabiam muito bem que somente Deus pode perdoar pecados. E quando
Jesus fez a afirmação para perdoar pecado, ele foi acusado de blasfêmia. O que
mostra que os Judeus verdadeiramente entenderam o que tal afirmação significava.
3.
JUÍZ DO MUNDO
Esta é uma afirmação da
Divindade. Apenas Deus no céu é o juiz final e Jesus afirmou ser o juiz.
4.
REI
Ele também afirmou ser
Rei. Ele disse que o reino de Deus é seu reino e que ele reina sobre o mesmo.
5.
EU SOU
Este é o grande nome do
Antigo Testamento. É o nome que Deus usou com Moisés e em outros lugares da
bíblia. É um nome SANTO e ETERNO. Nos evangelhos Jesus afirmou tal nome como sendo
Seu próprio. Lembram-se da conversa com a mulher samaritana? Enquanto conversavam,
ela diz “Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos
anunciará tudo.” e Jesus lhe disse “Eu sou.
nos evangelhos diz “EU O SOU”, mas no texto grega original o “O” não
existe.
Jesus está tomando o
poderoso nome “EU SOU” e usa-o para Si próprio doze vezes nos evangelhos. Ele
usa o título EU SOU seis vezes com predicado como “EU SOU o pão da vida; EU SOU
a luz do mundo…” e seis vezes mais ele usa sem predicado como “EU SOU”. Muitas
vezes nos evangelhos tem sido acrescentado “O ou Ele” para facilitar a leitura,
mas no original é simplesmente “EU SOU”.
Quando Jesus estava a ser tentado, sob juramento, Caifás querendo provar a sua
Divindade. Se Ele não fosse Deus então teria a oportunidade de recusar toda
acusação. Esta era a oportunidade de Jesus negar tudo que tenha a ver com sua
divindade caso não fosse Deus. Sob juramento, ele admite e ainda diz que “daqui
a diante verão o filho do Deus vindo do céu em glória…” Por causa disso Caifás
rasga suas vestes porque pensa que Cristo está cometendo blasfémia. Ele muito
bem entendeu o que Jesus estava afirmando.
Apesar de Jesus não andar de um lugar ao outro publicitando sua Divindade
(também não fez com sua humanidade), em muitas passagens bíblicas ele faz
alusão a sua Divindade.
Depois da ressurreição ele aparece aos seus discípulos diante de Tomé, e
quando Tomé viu as evidencias do crucifixo em Cristo, Tomé adorou a Jesus, e
disse meu Senhor e meu Deus. E Jesus nem recusou a adoração. Se o mesmo
acontecesse connosco teríamos recusado estas afirmações e adoração
imediatamente. Se Paulo negou adoração, se os anjos negaram adoração, se cada
um de nós negaria a adoração, então deve haver em Cristo algo que existe em
nenhum humano. É outra evidência de que Jesus sabia quem ele era, e aceitou a
adoração que é devida a Deus.
Vamos
ver a evidência do Espírito Santo Sendo Deus.
Deixa-me vos lembrar que Ele é o único membro da Divindade com Título de
Santo, regularmente anexado. Com certeza que todos os 3 membros da divindade
são “Santo”. Na maioria das vezes ao Espírito Santo é sempre anexado o título
de Santo. E sabemos que ambos testamentos nos lembram que somente Deus é santo.
É uma poderosa indicação da característica do Espírito Santo.
Também sabemos que o Espirito Santo estava envolvido na encarnação de
Jesus. O anjo prometeu a Maria que o Espírito Santo se apoderaria dela e que
seu filho seria Santo.
O Espírito Santo estava envolvido na encarnação de Jesus; envolvido no
baptismo de Jesus. Até o próprio Jesus indicou que expulsava demónios pelo
poder do Espírito Santo. Antes de ir aos céus deu direção para a Igreja Cristã
sobre sua missão informando que o Espirito Santo seria sua testemunha. E que
quando baptizassem seria em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um nome,
três pessoas. Fórmula TriUna do baptismo.
Depois vemos o relato de Actos 5 sobre Ananias e Safira. Se mentimos a Deus
por mentir ao Espírito Santo, então o Espírito Santo é Deus.
O título oficial do Livro de Actos é Actos dos Apóstolos, mas pela a envolvência
do Espírito Santo muitos estudiosos chegaram a conclusão que o mesmo seria
intitulado “Actos do Espírito Santo”. Porque Ele fala, diz, direciona,
aconselha, dá dons, tem mente, tem conhecimento, tem amor, tem sentimentos, é
tão presente. Ele não é apenas “Poder” assim como nem Jesus ou o Pai é, Ele tem
todo atributo de uma pessoa real.
Ezequiel no antigo testamento diz “Então entrou em mim o Espírito, quando
ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ezequiel 2:2”. Estava dando
instruções a Ezequiel. Mesmo no antigo testamento o Espírito Santo é visto como
um ser pessoal – também. Uma parte da divindade de Deus. Uma pessoa misteriosa,
mas parte da Trindade.
Vamos
ver a evidência dos Três em Um. Os Três Trabalhando em Conjunto
Aqui teremos que usar um pouco a linguagem original da Bíblia. É importante
lembrar que quanto mais clara for a tradução, mais distante está do original.
A palavra Elohim e o sufixo“im” faz-nos lembrar que a palavra está no
plural. A linguagem hebraica não utiliza “s” para plural como nós utilizamos em
português. O hebraico acrescenta “OT” ou “IM”. E esta palavra “Elohim” nos
lembra a pluralidade de Deus.
Observe que o plural para a
mulher (Nashim) mostra uma infixa Nun e uma
terminação plural masculina. A infixa Nun também aparece no plural do homem
(anashim) e no plural para a filha (Banot). A palavra para os pais (Avot) é masculino, embora tenha a desinência de plural feminino. A
palavra para cidades (Irim) e mulheres (Nashim) são femininas, embora eles mostram um final
masculino plural.
Esta palavra não nos diz que são três e nem nos diz quantos são, mas, nos
diz que é mais de um personagem em Deus. Logo no capítulo de abertura da
Bíblia. A primeira pessoa da Divindade vista na criação é logo descrita em Gen
1:2 “E o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. O livro começa com
Deus criando, e o Espírito de Deus movendo. É interessante que Moisés
apenas usa a palavra “pairava ou movia” apenas duas vezes no Pentateuco. Apenas
duas vezes. Ele cuidadosamente escolheu essas palavras que somente usa duas
vezes e as mesmas aplicadas a Deus. Gêneses 1:2 “falando que o Espírito de Deus
se movia sobre a face das águas” e Deuteronómio 32:11 no seu sermão de
despedida onde ele fala de Deus pairando sobre Seu povo como águia movendo-se
sobre seus filhos. Quero pensar que todos esses anos que Moisés era pastor em
Midiã, terá visto o cuidado uma águia mãe sobre seus filhos no ninho que lhe
fez pensar em Deus pairando sobre o nosso ninho e equipara esta imagem calorosa
e bonita ao coração de Deus em Géneses 1:2 quando Deus estava preparando o
nosso ninho.
Esta palavra é usada de
novo em géneses 11:7 depois do diluvio. Quando um grupo de pessoas decidiu não
seguir a ordem de Deus para se multiplicarem e encher a terra. Decidiram
construir uma torre que estaria acima das nuvens para servir de medida de
segurança caso Deus resolvesse voltar a destruir a terra com dilúvio. Eles
pensaram que conseguiriam libertação por eles próprios. Começaram a construir a
torre e Deus a partir do céu notou “como sempre” e veja o que Ele diz em Gen
11:7 “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que
não entenda um a língua do outro. Poderia ter dito “vou descer e confundir…”
Deus fala dele próprio muitas vezes no singular e outras vezes no plural.
Maravilhosamente identificando de frente para trás no singular e plural em
ambos testamentos. É dali onde a Igreja pegou a ideia desta misteriosa natureza
de Um Deus em Três Pessoas.
Depois temos a visão de
Isaías 6:8 aquando do seu chamado para profeta. Quando Isaías vê essa poderosa e
esmagadora visão de Deus e sua majestade, falando sobre a glória de Deus
cobrindo o templo, confrontado com impressiva imagem de Deus… qual foi a sua
resposta?! Nem sequer teve tempo de bater palmas de alegria, não! Quando
confrontado com a santa glória de Deus, um dos anjos vai até Isaías com uma
brasa de fogo e lhe toca á língua e disse “Eis que isto tocou os teus lábios; e
a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado - Isaías 6:7”. Dali, vem este notável
balanceamento de frente e para trás do aspecto singular e plural de Deus
encontrados na Escrituras “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Ele não quem ira por mim depois de
se identificar no singular! Ele diz “Quem irá por nós?”. É uma declaração
intrigante quando confrontado com a gramática.
Se Deus usou um homem e
uma mulher para representar a sua imagem (Géneses 1:27), é uma evidência de que
Deus é tanto singular como plural. Ou “Portanto deixará o homem o seu pai e a
sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
Se Deus em natureza é
diferente dos homens é normal que 1+1+1=1 quando para os seres humanos 1+1+1=3.
Deut 6:4; heb 6 (Dois Pessoas)
Sal 110 (Dois Senhores); Prov 30 (pensadores
do velho testamento já eram sensitivos a natureza pluralista de um Deus); Isa (48)68:16
também presume a unidade complexa de um Deus Triuno. “”. Malaquias 3:1 () Isaías
9:6 (falando de Deus. O filho está vindo e o seu nome é Deus poderoso e Pai
eterno). Todas essas pequenas passagens nas escrituras nos ensinam a misteriosa
natureza de Deus.
Novo Testamento
No baptismo de Jesus.
Em Mat 12 Jesus diz que
faz seus milagres pelo poder do Espírito Santo. Em João 3:16 no dialogo entre
Jesus e Nicodemos. Lá Jesus fala do Pai, dando seu Filho, e que a Salvação é
obtida quando nascemos do Espírito. Isto faz-nos lembrar que três membros da
Trindade estão envolvidos na nossa salvação.
Jesus manda baptizar no
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Não diz “nos nomes”… um nome,
baptizam no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Este mistério nos fala de um
Deus em três pessoas.
E Pedro, no seu grande
sermão do Pentecoste, Pedro que negou Jesus, arrependeu-se e tornou um dos poderosos
discípulos de Jesus no novo testamento. Ele como Judeu, poderia ser um judeu
monoteísta, ele poderia aceitar apenas em um “singular” Deus. Olha o que ele
diz em Actos 2:38 “Pedro respondeu:” Arrependam-se do mal e cada um seja
baptizado em nome de Jesus Cristo, para que Deus vos perdoe os pecados e
receberão o Espírito Santo””. É mencionado os três membros da Trindade neste
sermão do Pentecoste. Um Judeu monoteísta! Ele não ensina a trindade, mas
apresenta a sua existência. E é o mesmo que muitos escritores da Bíblia fazem.
Isso é apenas o básico para entendermos que é assim que é Deus.
Apóstolo Paulo, e sua teologia
Ele também foi
monoteísta Judeu. Rabino treinado no antigo testamento. Ele fiel em recitar e
acreditar no Shemá de Deuteronómio. Quando se converteu no caminho de damasco tornou-se
num poderoso pregador de Deus a favor da salvação. Ele também se refere as três
pessoas da Divindade de Deus.
2 Cor
Na maioria das seus
cartas (ou no princípio) ele refere-se aos três membros da trindade divina. E o
interessante é ele Os coloca em diferente ordem. As vezes primeiro o Pai,
noutras vezes primeiro o Filho e noutras vezes o Espírito. Ele até organizou
alguns dos seus livros com o conceito de Trindade:
Romanos: 1-3 Juízo de
Deus; 4-7 Justificação pela fé em Jesus; 8 + fala da vida no Espírito Santo. Todo
livro estruturado na ideia da Trindade e seu trabalho a favor da nossa salvação
Uma parte do livro de
Gálatas segue o mesmo modelo. Os gálatas não faziam parte da congregação
judaica apesar de haver alguns judeus la. Ele fala de Deus sendo Um no capítulo
3 referindo-se do grande Shemá, depois fala de Jesus Cristo nos capítulos 3 e 4
e no capítulo 5 ele fala do Espírito Santo.
Ele faz o mesmo em
Coríntios. Ele organiza suas matérias em Coríntios da mesma maneira.
No livro de Judas, um
dos irmãos de Jesus que no início do seu ministério muitos deles não deram
credibilidade a Cristo, depois da ressurreição muitos deles ficaram convencidos
da sua natureza e Judas registou no final da sua carta, com esta referência a
Trindade. “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa
santíssima fé, orando no Espírito Santo.
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus,
esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus
Cristo para a vida eterna. Judas 1:20,21”.
A mais extensiva
informação sobre a Trindade e sua co-igualdade no novo testamento é registada
no Evangelho de João. Sem subordinação, sem hierarquia a serem mencionados, (O
Pai enviou o filho, o filho enviou o Espírito, o Espírito testifica de Jesus,
Jesus é revelado como o todo poderoso, etc) e sem desigualdade. Os três nomes
podem estar em qualquer ordem.
E quando Jesus veio em
forma humana, apesar de não fazer o uso de sua Divindade, era plenamente Deus.
Vestiu-se da humanidade e não usou nenhum poder de sua divindade para se livrar
das tentações que nós a sua semelhança temos passado.
Agora, eu sei que muitos
cristãos têm dificuldade com a palavra Trindade por não estar escrita na
Bíblia, eu também sei que não está. A palavra Trindade é simplesmente uma
contração da palavra TriUnidade ou Unidade de Três. É apenas uma palavra para
representar este mistério do Deus verdadeiro evidenciado em ambos os
testamentos. A Bíblia usa a palavra Divindade (Godhead) ao invés de Trindade.
Phillip Cary identifica sete
proposições fundamentais da teologia trinitária:
1.
As primeiras três proposições “confessam o nome do Deus Triuno”:
§ O Pai é Deus
§ O Filho é Deus
§ O Espírito Santo é Deus
2.
As próximas três preposições “indicam que estes não são apenas três nomes
para a mesma coisa”:
§ O Pai não é o Filho
§ O Filho não é o Espírito
§ O Espirito Santo não é o
Pai
3.
Finamente
§ Há apenas Um Deus
Agora é bom lembrar que
apesar do propósito da Bíblia não ser de provar a existência de Deus ou da
Trindade, ela assume que tanto Deus como Trindade existe(m).
Agostinho (modalismo;
Politeísmo) escreveu:
Investigando a unidade
da Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo – em nenhum outro lugar é o
erro mais perigoso, a pesquisa mais trabalhosa, e o resultado mais recompensador.
Qualquer que nega a
Trindade corre perigo de perder a salvação; qualquer que tentar entender a
Trindade a 100%, corre o perigo de perder a sua mente. (Sermão, P 263)
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