Jesus o Cristo
Nascimento: Ano, Mês e Dia
Por: Dodanyn Babel – Canal Seven
Compilado aos 11 de dezembro de 2015
Nascimento: Ano, Mês e Dia
Por: Dodanyn Babel – Canal Seven
Compilado aos 11 de dezembro de 2015
CAPÍTULO 1 – O MÊS DA MORTE DE JESUS
Evidências bíblicas de que o nascimento
de Jesus não ocorreu em Dezembro. Acredito que temos firmes e sólidas
evidências bíblicas para esta afirmação. Geralmente o argumento mais
pronunciado tem sido pelo facto dos pastores não irem ao campo (Pasto) no mês
de Dezembro ou inverno, e é verdade. Para além de ser verdade ainda assim temos
argumentos mais poderosos registados na bíblia.
Quando é que Jesus nasceu?
A primeira coisa que gostaria de
vos informar é para lerem o livro de Daniel no capítulo que fala da profecia
das Setenta Semanas. Para os que leram esta profecia, lembram-se de que Jesus
foi crucificado na metade da última semana, que corresponde ao ano 31 DC.
[“O Messias nasceria no tempo determinado por
Deus e predito pela profecia (Daniel 9:24-27). Em síntese, essa profecia
diz que o Messias (isto é, Cristo, o Ungido) apareceria 483 anos após o decreto
emitido em 457 A.C. para restaurar Jerusalém, o que equivale ao ano em que
Jesus foi batizado e iniciou Seu ministério público, em 27 d.C. Ao começar Seu
trabalho, Jesus proclamou: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está
próximo” (Marcos 1:15). Essa referência ao tempo indica que Ele tinha
consciência das profecias messiânicas do Antigo Testamento e em especial dessa
profecia de Daniel. Sem dúvida, a missão do Salvador transcorreu em harmonia
cronológica e teológica com o cuidadoso planeamento profético (veja o
diagrama).] Ainda
Existe Esperança – Pag. 20
[Próximo
ao fim dos 70 anos do cativeiro israelita em Babilônia, que teve início em 586
a.C., Deus explicou a Daniel que o Messias apareceria “Sete Semanas e Sessenta
e Duas Semanas” – ou seja, um total de 69 semanas – “desde a saída da ordem
para restaurar e para edificar Jerusalém” (Daniel 9:25). Esse decreto, que
concedia autonomia plena aos judeus, foi emitido no sétimo ano de Artaxerxes, o
rei persa, e tornou-se efetivo no outono
do ano 457 a.C. (Esdras 7:8, 12-26; 9:9). Depois da 69ª semana, o Messias
seria “morto” (Daniel 9:26), o que representa uma referência à morte vicária de
Jesus. Ele deveria morrer no meio da 70ª semana, fazendo “cessar o sacrifício e
a oferta de manjares” (Daniel 9:27).
A chave para a compreensão do
tempo profético reside no princípio bíblico de que, em profecia, um dia
equivale a um ano solar literal (Números 14:34; Ezequiel 4:7). De acordo com o
princípio do dia-ano, as 70 semanas (ou 490 dias proféticos) representam,
portanto, 490 anos literais. Sendo que esse período deveria iniciar com a
“ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”, em 457 a.C., os 483 anos (69 semanas
proféticas) nos levam ao outono de 27 d.C., ano em que Jesus foi batizado e
iniciou Seu ministério público. Por ocasião de Seu batismo no rio Jordão,
Jesus foi ungido pelo Espírito Santo e recebeu de Deus o reconhecimento como o
“Messias” (hebraico) ou como “Cristo” (grego), ambos os títulos tendo o mesmo significado:
o “Ungido” (Lucas 3:21, 22; Atos 10:38). Na metade da 70ª semana, ou seja,
na primavera do ano 31 d.C., exatamente 3,5 anos após Seu batismo, o Messias
fez cessar o sistema de sacrifícios ao oferecer Sua própria vida como
sacrifício pela humanidade. No tempo exato
indicado pela profecia, durante o festival da Páscoa (em Abril), Ele morreu.] Ainda Existe Esperança – Pág. 21 – Acréscimo
do Canal Seven.
Se Jesus foi crucificado na
primavera do ano 31 e no meio da semana, isto quer dizer que para sabermos o
ano em que ano Ele começou o Seu ministério devemos voltar três anos e meio que
corresponde ao Outono do ano 27 DC. Simplesmente porque, desde o Outono do ano
27 ao Outono do ano 28 “Um ano”. Desde o Outono do ano 28 ao Outono do ano 29
“Dois anos”. Desde o Outono do ano 29 ao Outono do ano 30 “Três anos”. Desde o
Outono do ano 30 até a primavera do ano 31 “três anos e meio”.
Conclusão: Jesus morreu no més de
Abril.
A páscoa
começava do décimo quarto ao vigésimo primeiro dia do mês judeu chamado Nisan,
que corresponde a Abril. Se jesus morreu durante a páscoa, ele morreu em Abril.
Ester 3:7; Ex 12:6, 14, 18 (Abib é o nome do calendário civil que correspondia
a Nisan no calendário religioso. Este mês é comparado ao nosso Abril).
Se o
cordeiro da páscoa simbolizava Cristo, então era profeticamente normal que
Cristo morreria na páscoa. Para que ele fosse a realidade da sombra projectada
no antigo testamento relacionada a esta ocasião.
CAPÍTULO 2 – MARIA FICA GRÁVIDA NO MÊS DE DEZEMBRO
De acordo com o evangelho de Lucas
3:23 [Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era
considerado filho de José,…].
Lucas 3: 21-23 [Quando todo o povo
estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu
se abriu (22) e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como
pomba. Então veio do Céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me
agrado". (23) Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu
ministério. Ele era considerado filho de José,].
Se no outono do ano 27 Jesus
tinha 30 anos de idade isto indica que temos que voltar 30 anos para determinar
em que ano Jesus terá nascido:
Este é o primeiro argumento. Os
argumentos mais poderosos estão a caminho. Voltando 30 anos, leva-nos ao ano 4
AC porque não existe ano zero. Que quer dizer que se transita directamente do
ano 1 depois de Cristo para o ano 1 antes de Cristo. Razão pela qual muitos estudiosos
dizem que Cristo nasceu no ano 4 antes de Cristo. “Há nestes meados o registo
de um erro cronológico que para nós é indiferente. Resulta na mesma em 4 anos”.
Bom, se Jesus tinha cerca de 30
anos quando foi baptizado, e isto foi no outono, quando teria Jesus nascido?
Teria nascido no outono do ano 4 AC. Isto exclui o mês de Dezembro porque
dezembro faz parte do Inverno e não do Outono.
Provas
Concretas:
1 Crónica 24: 1,18,19, 10.
Verso 1: Os filhos de Arão foram
assim agrupados: Os filhos de Arão foram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Verso 18:
a vigésima terceira para Delaías, e a vigésima quarta para Maazias. Verso 19:
Conforme essa ordem eles deveriam
ministrar quando entrassem no templo do Senhor, de acordo com as
prescrições deixadas por Arão, antepassado deles, conforme o Senhor, o Deus de
Israel, havia lhe ordenado.
Quanto tempo (turno) seria o
período dos sacerdotes para ministrarem no templo? De acordo com o capítulo 24
de 1 Crónicas são 24 turnos. Em outras palavras, 24 diferentes turnos deveriam
os sacerdotes entrar no templo para ministrar. O verso 10 diz o seguinte: a sétima para Hacoz, a oitava para Abias,
a oitava para Abias; a oitava para Abias; a oitava para
Abias; a oitava para Abias; a oitava para Abias
Agora
voltamos para o livro de Lucas capítulo 1:5: [No
tempo de Herodes, rei da Judeia, havia
um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias;
Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão.]
Em outras
palavras, Zacarias servia no oitavo turno. Sabemos que cada turno durava a
semana completa, duas vezes por ano.
Flávio
Josefo, testemunha ocular que nasceu no ano 39. Visto que o templo foi
destruído no ano 70 e Zacarias estava servindo no tempo do novo testamento
antes da destruição do Jerusalém, vejamos o que ele diz em seu livro Antiguidade dos Judeus, Livro 7, Capítulo 14 Parágrafo 7:
falando sobre David “Ele dividiu-lhes também em turnos: e quando ele
lhes separou os sacerdotes, verificou vinte e quatro turnos para os sacerdotes,
dezasseis para Eliazar e oito para Itamar; ordenou que para um turno deveria se
ministrar para Deus oito dias, de sábado a sábado. Assim foram os turnos
distribuídos para muitos, na presença de David, e Zadok, e Abiatar os sumo
sacerdotes, e todos os líderes; o turno que calhava primeiro era registado como
primeiro, o segundo como segundo e assim por diante até ao vigésimo quarto; e
esta partição permanece até esses dias”.
Cada turno
durava 8 dias ou uma semana – de um sábado ao outro sábado. Também sabemos pela
história que o período do sacerdócio começava com o início do ano religioso. Isto
é, no primeiro mês dos Judeus - Nisan. É neste mês que celebrava-se a Páscoa. O
turno do sacerdote começava com a páscoa. Nisan do calendário judaico corresponde
aproximadamente dos meados ao final do mês de Abril e é tempo que começava o
primeiro turno.
Visto que
Zacarias servia no oitavo turno, isto quer dizer que depois de oito semanas a
partir de Abril estaríamos aproximadamente no mês de Junho. Em outras palavras
Zacarias estava servindo aproximadamente no meado de Junho.
Com isto em
mente. Voltamos para o livro de Lucas 1:8,9: “exercendo ele o sacerdócio diante
de Deus, na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, conforme o costume
sacerdotal, entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.”
Aqui está a
clara indicação de que Zacarias está servindo no oitavo turno aproximadamente
no meado de Junho. Leiamos também os versos 23 e 24 “terminados os dias do seu
ministério, voltou para sua casa” – Acho que teve relações sexuais com sua
esposa.
Verso 24
“Depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se
ocultou dizendo:”
Zacarias
termina o seu turno (Junho), vai para casa, Isabel fica grávida e oculta a
informação por cinco meses. No sexto mês o anjo Gabriel é enviado a Maria mãe
de Jesus - Lucas 1:26,27. Isto quer dizer que Maria concebeu seis meses depois (Julho,
Agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro) da concepção de Isabel. Sendo
assim em Dezembro do ano 4 AC regista-se a data de concepção (não de
nascimento) de Maria em virtude do Espírito Santo.
Para ser
sincero, o objectivo deste estudo é provar que Jesus não nasceu em Dezembro.
Repito, PROVAR.
CAPÍTULO 3 – O MÊS DE
NASCIMENTO DE JESUS
Capítulo anterior:
Verso 24 “Depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por
cinco meses se ocultou dizendo:”
Zacarias termina o seu turno em junho, vai para casa, Isabel fica
grávida e oculta a informação por cinco meses. No sexto mês o anjo Gabriel é
enviado a Maria mãe de Jesus - Lucas 1:26,27. Isto quer dizer que Maria
concebeu seis meses depois (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro),
da concepção de Isabel. Assim sendo aproximadamente no final de dezembro do ano
4 AC regista-se a data em que Maria fica concebida de Jesus em virtude do
Espírito Santo.
O
Trimensário do primeiro trimestre deste ano (2016) nos ajuda a compreender um
pouco que Jesus não terá nascido em dezembro. Diz o seguinte:
O
NASCIMENTO DO DIVINO FILHO DE DAVID. Os dois primeiros capítulos de Mateus
relatam o nascimento de Jesus numa noite fria e húmida. Provavelmente, não
tenha sido em 25 de dezembro. Com base na escala de serviço do sacerdote
Zacarias, no templo, os eruditos sugerem que Jesus tenha nascido provavelmente
no outono, quando as ovelhas ainda estavam nos campos, talvez no final de
setembro ou em outubro.
Fonte: Trimensário»
Primeiro Trimestre 2016» Lição nº 1» Quinta feira 31 de março» O nascimento do
divino Filho de David
Vamos
começar lendo os versos 39 a 42 de Lucas 1. “E, naqueles dias, levantando-se
Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de
Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de
Maria, a criancinha (João Baptista) saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do
Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: bendita és tu entre as
mulheres, e bendito o fruto do teu ventre (Jesus Cristo).” “Itálicos
acrescentado”.
Neste
momento Jesus já estava no ventre de Maria. Notamos o que dizem os versos 56 e
57. “E Maria ficou com ela quase três meses, … Por que Maria ficaria por lá durante
três meses? Acham que Maria estava lá quando Isabel deu luz? Com certeza. Ficou
lá para dar apoio moral e/ou até ajudar no parto de João Baptista.
Por agora
João Baptista nasce. Isto é, na segunda quinzena de março, quase três meses ou
mesmo no final. Bem, qual foi a distância da concepção de João Baptista a de
Jesus? Seis meses. Isto significa que devemos avanças mais seis meses para
determinar o mês do nascimento de Jesus. Desta forma chegaríamos até setembro
ou início de outubro.
Será que a
Bíblia nos dá clara indicação acerca do mês do nascimento de Jesus? Com
certeza.
Deixa-me
compartilhar uma informação adicional e importante sobre este assunto. Eu
acredito que Jesus nasceu na festa do tabernáculo em setembro ou no início de
outubro.
“A Festa
dos Tabernáculos tem lugar no dia 15 do mês hebraico Tishri. Este foi o sétimo
mês do calendário hebraico e geralmente ocorre no final de setembro e meados de
outubro. A festa começa cinco dias após o Dia da Expiação e no momento em que a
colheita agrícola tinha acabado de ser concluída. Foi um momento de alegria
para os israelitas pois celebravam a prestação contínua de Deus para eles na
atual safra e lembravam de sua provisão e proteção durante os 40 anos no
deserto.”
No primeiro
capítulo de João, enfatiza-se muito sobre “luz e trevas”. Neste mesmo capítulo
João Baptista aparece como precursor de Jesus. Nota-se a mesma coisa no
evangelho de Lucas. Lucas 1: 78-79 “Pelas entranhas da misericórdia do nosso
Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão
assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo
caminho da paz.”
Em outras
palavras, desde o momento da concepção de Jesus que Ele tem sido a luz do
mundo. Eu acredito que Jesus nasceu na festa do tabernáculo. Porque a luz ou
iluminação era bastante importante nesta festa. Era levantada um grande
iluminante no pátio.
João
1:6-14“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para
testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não
era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira,
que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no
mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que
era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes
o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome; Os quais não
nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de
Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.” A palavra habitou nesta
frase tem um significado muito profundo. Não significa simplesmente vier e
viver entre nós. A expressão hebraica para esta palavra é idêntica com a
expressão para Tabernáculo no livro de hebreus. No antigo testamento Deus diz
“me farão um tabernáculo e Eu habitarei no meio deles”.
A questão
que se coloca é, … quando é que Jesus se tornou carne, quando nasceu ou quando
Maria ficou concebida? Quando Maria ficou concebida. Quando o Pai tomou o
Cristo divino e juntou-O misteriosamente à natureza humana, naquele exacto
momento Jesus começou a “tabernacular” com a humanidade.
Em outras
palavras, Jesus começou a “tabernacular” connosco tão logo Maria ficou
concebida. E se Maria ficou concebida no mês de dezembro, é mais certo que Jesus
terá nascido na festa dos Tabernáculos em setembro.
Dezembro
era a época em que se celebrava-se a festa de Hanukkah, a mais conhecida festa
dos judeus como a festa da luz. Não se trata de uma festa mosaica. Mas foi
celebrada nos dias do deserto do Egipto. A diferença que existe entre o
castiçal do santuário hebraico e o usado para festa de Hanukkah é apenas de uma
lâmpada. Isto é, o castiçal usado na festa de Hanukkah tem 8 luzes ao invés de
7 usado no santuário hebraico.
Em João
10:22 é registado um cenário da festa da dedicação. Esta era a festa de
Hanukkah ou a festa da luz.
Porque
quando o templo foi re-dedicado de 167 a 164 AC, a batalha de Beth Zur é
travada entre forças rebeldes judeus liderados por Judas Macabeu e um exército
selêucida liderado pelo regente Lysias. Judas Macabeu ganha a batalha e é capaz
de reconquistar Jerusalém logo depois.
Judas
purifica o templo profanado em Jerusalém, destrói os ídolos erigidos lá por
Antíoco IV e restaura o serviço no Templo. A reconsagração do Templo torna-se
uma festa anual de dedicação do calendário judaico, Hanukkah. (Google)
Verso 22:
celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno, 23 e Jesus estava
no templo, caminhando pelo Pórtico de Salomão.
O pórtico
de Salomão era um lugar onde dois grandes pilares eram levantados na festa do
tabernáculo e na festa da dedicação nos dias de Jesus. Em outras palavras Jesus
foi concebido na festa da luz porque Ele é a luz do mundo. Mas Ele também
nasceu na festa de tabernáculo que também é outra festa de luz porque ele vem
ao mundo (por nascimento) para ser a luz do mundo.
Jesus não
nasceu em dezembro. Ele foi concebido em dezembro. Provavelmente terá nascido
no final de setembro quando se celebrava o final da festa de tabernáculo. O
livro Desejado de todas as nações, no capítulo 49 “Na Festa dos Tabernáculos”
Ellen White fala muito sobre o assunto da luz. Jesus é concebido durante a
festa da luz e nasce na festa dos tabernáculos. Ele
Fica
difícil por agora determinar o dia, porque já passaram 2000 anos e a cada ano a
festa calhava em diferentes dias da semana. E também pelo facto de os registos
históricos serem escassos. O importante é sabermos que tanto a festa dos
tabernáculos como a festa da luz nos dão informações suficientes para
determinarmos os meses da concepção e nascimento de Jesus. Pelas duas festas
consegue-se compreender que Jesus é a luz do mundo. Surpreendente. Em João 9:5
“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”
25 de
dezembro é um dia escolhido do paganismo. Era o dia de nascimento de um dos
deuses do paganismo.
De acordo
com a antiga tradição babilônica, Semiramis (que se tornou conhecida como a
deusa Astarte / Asherah / Ashtoreth / Isis / Ishtar / Easter em outras
religiões pagãs) afirmou que, após a morte prematura de seu filho / marido
Nimrod (sim, ela era casada com seu próprio filho), uma árvore perene adulta
surgiu durante a noite a partir de um tronco de árvore morta. Semiramis afirmou
que Ninrode visitava a árvore verde e deixava presentes todos os anos no
aniversário de seu nascimento, que passou a ser apenas em 25 de dezembro.
Morreu e tornou-se deus sol ao passo que sua mãe tornou a rainha do céu.
(Google)
CAPÍTULO 4 – SEASON FINALE –
TESTEMUNHAS OCULARES DO DIA DE NASCIMENTO
Jose e Maria
Hospedeiros do casal
Magos do oriente
Ana e Simeão
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