Nascimento de Jesus


Jesus o Cristo
Nascimento: Ano, Mês e Dia
Por: Dodanyn Babel – Canal Seven
Compilado aos 11 de dezembro de 2015



CAPÍTULO 1 – O MÊS DA MORTE DE JESUS

Evidências bíblicas de que o nascimento de Jesus não ocorreu em Dezembro. Acredito que temos firmes e sólidas evidências bíblicas para esta afirmação. Geralmente o argumento mais pronunciado tem sido pelo facto dos pastores não irem ao campo (Pasto) no mês de Dezembro ou inverno, e é verdade. Para além de ser verdade ainda assim temos argumentos mais poderosos registados na bíblia.

Quando é que Jesus nasceu?

A primeira coisa que gostaria de vos informar é para lerem o livro de Daniel no capítulo que fala da profecia das Setenta Semanas. Para os que leram esta profecia, lembram-se de que Jesus foi crucificado na metade da última semana, que corresponde ao ano 31 DC.

[“O Messias nasceria no tempo determinado por Deus e predito pela profecia (Daniel 9:24-27). Em síntese, essa profecia diz que o Messias (isto é, Cristo, o Ungido) apareceria 483 anos após o decreto emitido em 457 A.C. para restaurar Jerusalém, o que equivale ao ano em que Jesus foi batizado e iniciou Seu ministério público, em 27 d.C. Ao começar Seu trabalho, Jesus proclamou: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo” (Marcos 1:15). Essa referência ao tempo indica que Ele tinha consciência das profecias messiânicas do Antigo Testamento e em especial dessa profecia de Daniel. Sem dúvida, a missão do Salvador transcorreu em harmonia cronológica e teológica com o cuidadoso planeamento profético (veja o diagrama).] Ainda Existe Esperança – Pag. 20

[Próximo ao fim dos 70 anos do cativeiro israelita em Babilônia, que teve início em 586 a.C., Deus explicou a Daniel que o Messias apareceria “Sete Semanas e Sessenta e Duas Semanas” – ou seja, um total de 69 semanas – “desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém” (Daniel 9:25). Esse decreto, que concedia autonomia plena aos judeus, foi emitido no sétimo ano de Artaxerxes, o rei persa, e tornou-se efetivo no outono do ano 457 a.C. (Esdras 7:8, 12-26; 9:9). Depois da 69ª semana, o Messias seria “morto” (Daniel 9:26), o que representa uma referência à morte vicária de Jesus. Ele deveria morrer no meio da 70ª semana, fazendo “cessar o sacrifício e a oferta de manjares” (Daniel 9:27). 

A chave para a compreensão do tempo profético reside no princípio bíblico de que, em profecia, um dia equivale a um ano solar literal (Números 14:34; Ezequiel 4:7). De acordo com o princípio do dia-ano, as 70 semanas (ou 490 dias proféticos) representam, portanto, 490 anos literais. Sendo que esse período deveria iniciar com a “ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”, em 457 a.C., os 483 anos (69 semanas proféticas) nos levam ao outono de 27 d.C., ano em que Jesus foi batizado e iniciou Seu ministério público. Por ocasião de Seu batismo no rio Jordão, Jesus foi ungido pelo Espírito Santo e recebeu de Deus o reconhecimento como o “Messias” (hebraico) ou como “Cristo” (grego), ambos os títulos tendo o mesmo significado: o “Ungido” (Lucas 3:21, 22; Atos 10:38). Na metade da 70ª semana, ou seja, na primavera do ano 31 d.C., exatamente 3,5 anos após Seu batismo, o Messias fez cessar o sistema de sacrifícios ao oferecer Sua própria vida como sacrifício pela humanidade. No tempo exato indicado pela profecia, durante o festival da Páscoa (em Abril), Ele morreu.] Ainda Existe Esperança – Pág. 21 – Acréscimo do Canal Seven.

Se Jesus foi crucificado na primavera do ano 31 e no meio da semana, isto quer dizer que para sabermos o ano em que ano Ele começou o Seu ministério devemos voltar três anos e meio que corresponde ao Outono do ano 27 DC. Simplesmente porque, desde o Outono do ano 27 ao Outono do ano 28 “Um ano”. Desde o Outono do ano 28 ao Outono do ano 29 “Dois anos”. Desde o Outono do ano 29 ao Outono do ano 30 “Três anos”. Desde o Outono do ano 30 até a primavera do ano 31 “três anos e meio”.

Conclusão: Jesus morreu no més de Abril.

A páscoa começava do décimo quarto ao vigésimo primeiro dia do mês judeu chamado Nisan, que corresponde a Abril. Se jesus morreu durante a páscoa, ele morreu em Abril. Ester 3:7; Ex 12:6, 14, 18 (Abib é o nome do calendário civil que correspondia a Nisan no calendário religioso. Este mês é comparado ao nosso Abril).

Se o cordeiro da páscoa simbolizava Cristo, então era profeticamente normal que Cristo morreria na páscoa. Para que ele fosse a realidade da sombra projectada no antigo testamento relacionada a esta ocasião.



CAPÍTULO 2 – MARIA FICA GRÁVIDA NO MÊS DE DEZEMBRO
De acordo com o evangelho de Lucas 3:23 [Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era considerado filho de José,…].
Lucas 3: 21-23 [Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu (22) e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do Céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado". (23) Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era considerado filho de José,].
Se no outono do ano 27 Jesus tinha 30 anos de idade isto indica que temos que voltar 30 anos para determinar em que ano Jesus terá nascido:




Este é o primeiro argumento. Os argumentos mais poderosos estão a caminho. Voltando 30 anos, leva-nos ao ano 4 AC porque não existe ano zero. Que quer dizer que se transita directamente do ano 1 depois de Cristo para o ano 1 antes de Cristo. Razão pela qual muitos estudiosos dizem que Cristo nasceu no ano 4 antes de Cristo. “Há nestes meados o registo de um erro cronológico que para nós é indiferente. Resulta na mesma em 4 anos”.
Bom, se Jesus tinha cerca de 30 anos quando foi baptizado, e isto foi no outono, quando teria Jesus nascido? Teria nascido no outono do ano 4 AC. Isto exclui o mês de Dezembro porque dezembro faz parte do Inverno e não do Outono.
Provas Concretas:
1 Crónica 24: 1,18,19, 10.
Verso 1: Os filhos de Arão foram assim agrupados: Os filhos de Arão foram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Verso 18: a vigésima terceira para Delaías, e a vigésima quarta para Maazias. Verso 19: Conforme essa ordem eles deveriam ministrar quando entrassem no templo do Senhor, de acordo com as prescrições deixadas por Arão, antepassado deles, conforme o Senhor, o Deus de Israel, havia lhe ordenado.
Quanto tempo (turno) seria o período dos sacerdotes para ministrarem no templo? De acordo com o capítulo 24 de 1 Crónicas são 24 turnos. Em outras palavras, 24 diferentes turnos deveriam os sacerdotes entrar no templo para ministrar. O verso 10 diz o seguinte: a sétima para Hacoz, a oitava para Abias,
a oitava para Abias; a oitava para Abias; a oitava para Abias; a oitava para Abias; a oitava para Abias
Agora voltamos para o livro de Lucas capítulo 1:5: [No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo sacerdotal de Abias; Isabel, sua mulher, também era descendente de Arão.]
Em outras palavras, Zacarias servia no oitavo turno. Sabemos que cada turno durava a semana completa, duas vezes por ano.

Flávio Josefo, testemunha ocular que nasceu no ano 39. Visto que o templo foi destruído no ano 70 e Zacarias estava servindo no tempo do novo testamento antes da destruição do Jerusalém, vejamos o que ele diz em seu livro Antiguidade dos Judeus, Livro 7, Capítulo 14 Parágrafo 7: falando sobre David “Ele dividiu-lhes também em turnos: e quando ele lhes separou os sacerdotes, verificou vinte e quatro turnos para os sacerdotes, dezasseis para Eliazar e oito para Itamar; ordenou que para um turno deveria se ministrar para Deus oito dias, de sábado a sábado. Assim foram os turnos distribuídos para muitos, na presença de David, e Zadok, e Abiatar os sumo sacerdotes, e todos os líderes; o turno que calhava primeiro era registado como primeiro, o segundo como segundo e assim por diante até ao vigésimo quarto; e esta partição permanece até esses dias”.
Cada turno durava 8 dias ou uma semana – de um sábado ao outro sábado. Também sabemos pela história que o período do sacerdócio começava com o início do ano religioso. Isto é, no primeiro mês dos Judeus - Nisan. É neste mês que celebrava-se a Páscoa. O turno do sacerdote começava com a páscoa. Nisan do calendário judaico corresponde aproximadamente dos meados ao final do mês de Abril e é tempo que começava o primeiro turno.
Visto que Zacarias servia no oitavo turno, isto quer dizer que depois de oito semanas a partir de Abril estaríamos aproximadamente no mês de Junho. Em outras palavras Zacarias estava servindo aproximadamente no meado de Junho.
Com isto em mente. Voltamos para o livro de Lucas 1:8,9: “exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, conforme o costume sacerdotal, entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.”
Aqui está a clara indicação de que Zacarias está servindo no oitavo turno aproximadamente no meado de Junho. Leiamos também os versos 23 e 24 “terminados os dias do seu ministério, voltou para sua casa” – Acho que teve relações sexuais com sua esposa.
Verso 24 “Depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou dizendo:”
Zacarias termina o seu turno (Junho), vai para casa, Isabel fica grávida e oculta a informação por cinco meses. No sexto mês o anjo Gabriel é enviado a Maria mãe de Jesus - Lucas 1:26,27. Isto quer dizer que Maria concebeu seis meses depois (Julho, Agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro) da concepção de Isabel. Sendo assim em Dezembro do ano 4 AC regista-se a data de concepção (não de nascimento) de Maria em virtude do Espírito Santo.
Para ser sincero, o objectivo deste estudo é provar que Jesus não nasceu em Dezembro. Repito, PROVAR. 

CAPÍTULO 3 – O MÊS DE NASCIMENTO DE JESUS
Capítulo anterior:
Verso 24 “Depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou dizendo:”
Zacarias termina o seu turno em junho, vai para casa, Isabel fica grávida e oculta a informação por cinco meses. No sexto mês o anjo Gabriel é enviado a Maria mãe de Jesus - Lucas 1:26,27. Isto quer dizer que Maria concebeu seis meses depois (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro), da concepção de Isabel. Assim sendo aproximadamente no final de dezembro do ano 4 AC regista-se a data em que Maria fica concebida de Jesus em virtude do Espírito Santo.
O Trimensário do primeiro trimestre deste ano (2016) nos ajuda a compreender um pouco que Jesus não terá nascido em dezembro. Diz o seguinte:
O NASCIMENTO DO DIVINO FILHO DE DAVID. Os dois primeiros capítulos de Mateus relatam o nascimento de Jesus numa noite fria e húmida. Provavelmente, não tenha sido em 25 de dezembro. Com base na escala de serviço do sacerdote Zacarias, no templo, os eruditos sugerem que Jesus tenha nascido provavelmente no outono, quando as ovelhas ainda estavam nos campos, talvez no final de setembro ou em outubro.
Fonte: Trimensário» Primeiro Trimestre 2016» Lição nº 1» Quinta feira 31 de março» O nascimento do divino Filho de David

Vamos começar lendo os versos 39 a 42 de Lucas 1. “E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel. E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha (João Baptista) saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz, e disse: bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre (Jesus Cristo).” “Itálicos acrescentado”.
Neste momento Jesus já estava no ventre de Maria. Notamos o que dizem os versos 56 e 57. “E Maria ficou com ela quase três meses, … Por que Maria ficaria por lá durante três meses? Acham que Maria estava lá quando Isabel deu luz? Com certeza. Ficou lá para dar apoio moral e/ou até ajudar no parto de João Baptista.
Por agora João Baptista nasce. Isto é, na segunda quinzena de março, quase três meses ou mesmo no final. Bem, qual foi a distância da concepção de João Baptista a de Jesus? Seis meses. Isto significa que devemos avanças mais seis meses para determinar o mês do nascimento de Jesus. Desta forma chegaríamos até setembro ou início de outubro.
Será que a Bíblia nos dá clara indicação acerca do mês do nascimento de Jesus? Com certeza.
Deixa-me compartilhar uma informação adicional e importante sobre este assunto. Eu acredito que Jesus nasceu na festa do tabernáculo em setembro ou no início de outubro.
“A Festa dos Tabernáculos tem lugar no dia 15 do mês hebraico Tishri. Este foi o sétimo mês do calendário hebraico e geralmente ocorre no final de setembro e meados de outubro. A festa começa cinco dias após o Dia da Expiação e no momento em que a colheita agrícola tinha acabado de ser concluída. Foi um momento de alegria para os israelitas pois celebravam a prestação contínua de Deus para eles na atual safra e lembravam de sua provisão e proteção durante os 40 anos no deserto.”
No primeiro capítulo de João, enfatiza-se muito sobre “luz e trevas”. Neste mesmo capítulo João Baptista aparece como precursor de Jesus. Nota-se a mesma coisa no evangelho de Lucas. Lucas 1: 78-79 “Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.”
Em outras palavras, desde o momento da concepção de Jesus que Ele tem sido a luz do mundo. Eu acredito que Jesus nasceu na festa do tabernáculo. Porque a luz ou iluminação era bastante importante nesta festa. Era levantada um grande iluminante no pátio.
João 1:6-14“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.” A palavra habitou nesta frase tem um significado muito profundo. Não significa simplesmente vier e viver entre nós. A expressão hebraica para esta palavra é idêntica com a expressão para Tabernáculo no livro de hebreus. No antigo testamento Deus diz “me farão um tabernáculo e Eu habitarei no meio deles”.
A questão que se coloca é, … quando é que Jesus se tornou carne, quando nasceu ou quando Maria ficou concebida? Quando Maria ficou concebida. Quando o Pai tomou o Cristo divino e juntou-O misteriosamente à natureza humana, naquele exacto momento Jesus começou a “tabernacular” com a humanidade.
Em outras palavras, Jesus começou a “tabernacular” connosco tão logo Maria ficou concebida. E se Maria ficou concebida no mês de dezembro, é mais certo que Jesus terá nascido na festa dos Tabernáculos em setembro.
Dezembro era a época em que se celebrava-se a festa de Hanukkah, a mais conhecida festa dos judeus como a festa da luz. Não se trata de uma festa mosaica. Mas foi celebrada nos dias do deserto do Egipto. A diferença que existe entre o castiçal do santuário hebraico e o usado para festa de Hanukkah é apenas de uma lâmpada. Isto é, o castiçal usado na festa de Hanukkah tem 8 luzes ao invés de 7 usado no santuário hebraico.
Em João 10:22 é registado um cenário da festa da dedicação. Esta era a festa de Hanukkah ou a festa da luz.
Porque quando o templo foi re-dedicado de 167 a 164 AC, a batalha de Beth Zur é travada entre forças rebeldes judeus liderados por Judas Macabeu e um exército selêucida liderado pelo regente Lysias. Judas Macabeu ganha a batalha e é capaz de reconquistar Jerusalém logo depois.
Judas purifica o templo profanado em Jerusalém, destrói os ídolos erigidos lá por Antíoco IV e restaura o serviço no Templo. A reconsagração do Templo torna-se uma festa anual de dedicação do calendário judaico, Hanukkah. (Google)
Verso 22: celebrava-se a festa da Dedicação, em Jerusalém. Era inverno, 23 e Jesus estava no templo, caminhando pelo Pórtico de Salomão.
O pórtico de Salomão era um lugar onde dois grandes pilares eram levantados na festa do tabernáculo e na festa da dedicação nos dias de Jesus. Em outras palavras Jesus foi concebido na festa da luz porque Ele é a luz do mundo. Mas Ele também nasceu na festa de tabernáculo que também é outra festa de luz porque ele vem ao mundo (por nascimento) para ser a luz do mundo.
Jesus não nasceu em dezembro. Ele foi concebido em dezembro. Provavelmente terá nascido no final de setembro quando se celebrava o final da festa de tabernáculo. O livro Desejado de todas as nações, no capítulo 49 “Na Festa dos Tabernáculos” Ellen White fala muito sobre o assunto da luz. Jesus é concebido durante a festa da luz e nasce na festa dos tabernáculos. Ele
Fica difícil por agora determinar o dia, porque já passaram 2000 anos e a cada ano a festa calhava em diferentes dias da semana. E também pelo facto de os registos históricos serem escassos. O importante é sabermos que tanto a festa dos tabernáculos como a festa da luz nos dão informações suficientes para determinarmos os meses da concepção e nascimento de Jesus. Pelas duas festas consegue-se compreender que Jesus é a luz do mundo. Surpreendente. Em João 9:5 “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.”
25 de dezembro é um dia escolhido do paganismo. Era o dia de nascimento de um dos deuses do paganismo.
De acordo com a antiga tradição babilônica, Semiramis (que se tornou conhecida como a deusa Astarte / Asherah / Ashtoreth / Isis / Ishtar / Easter em outras religiões pagãs) afirmou que, após a morte prematura de seu filho / marido Nimrod (sim, ela era casada com seu próprio filho), uma árvore perene adulta surgiu durante a noite a partir de um tronco de árvore morta. Semiramis afirmou que Ninrode visitava a árvore verde e deixava presentes todos os anos no aniversário de seu nascimento, que passou a ser apenas em 25 de dezembro. Morreu e tornou-se deus sol ao passo que sua mãe tornou a rainha do céu. (Google)


CAPÍTULO 4 – SEASON FINALE – TESTEMUNHAS OCULARES DO DIA DE NASCIMENTO
 




 Jose e Maria
 Hospedeiros do casal
 Magos do oriente
 Ana e Simeão
 




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